Natura Musical apresente Seu Pereira na BR101 – Uma Expedição Musical sobre a Cena Independente

Quantas culturas é possível conhecer em mais de 3.450 quilômetros de um mesmo país? Quais os desafios em fazer música no Brasil? Em 2019, será posto em prática o projeto Seu Pereira na BR 101 – Uma Expedição Musical sobre a Cena Independente, uma iniciativa que dialoga sobre os rumos da cultura alternativa brasileira e propõe um intercâmbio cultural entre estados do Nordeste e Sudeste através de shows musicais, oficinas e debates.

A proposta é comandada pela banda Seu Pereira e Coletivo 401, formada em 2009 na Paraíba, lar de forte identidade cultural e abrangentes experimentos sonoros e poéticos. Por acreditar no caráter político-social da arte, a Expedição surge para contribuir para o fortalecimento das cenas locais de cidades que serão percorridas em 22 dias de turnê, reunindo público e agentes da cultura.

A Expedição passará pelos estados de Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco,  Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, aportando, no total, em onze cidades. Cada uma delas será palco e cenário nos quatro eixos que formam projeto: oficinas, debates, shows e a produção de um documentário. Estima-se que mais de 10 mil pessoas participarão ativamente do projeto in loco e que a interação com o público na internet atinja outras milhares de pessoas. Com isto, busca-se mostrar a importância de cada indivíduo dentro da cadeia produtiva, explorar as diferenças e semelhanças diante das dificuldades e desafios do cenário independente e incentivar mais bandas a caírem na estrada e mais público interessado nestes ambientes.

Justamente por sua proposta, é imprescindível que o evento seja democrático. Ele será feito por atividades gratuitas e shows em casas locais a preços populares. Durante o turno da tarde, por exemplo, a banda promoverá um debate voltado principalmente para artistas, produtores culturais e agentes culturais. Serão também oferecidas duas oficinas simultâneas por cidade, ministradas por membros do grupo, de acordo com a demanda e necessidade do local (as opções são as oficinas de percussão, poesia, produção musical e saúde mental).

Mas esta experiência de quase um mês de trocas, arte e aprendizado precisa voar mais longe. Ao final da experiência, o documentário produzido, que levanta o questionamento 'existe alternativa para os alternativos?', será exibido em cada cidade e ainda disponibilizado online para atingir mais pessoas com o passar do tempo.

Confira por onde a Expedição passará:

05/04 (sexta) – Natal/RN
06/04 (sábado) – João Pessoa/PB
07/04 (domingo) – Recife/PE
10 e 11/04 (quarta e quinta) – Maceió/AL12/04 (sexta) – Aracaju/SE
13/04 (sábado) – Feira de Santana/BA
14/04 (domingo) – Salvador/BA
[15 e 16/04 – Agenda de Mídia em Salvador/BA
17 e 18/04 (quarta e quinta) – Vitória/ES
19/04 (sexta) – Rio de Janeiro/RJ
20/04 (sábado) – São Paulo/SP
21/04 (domingo) – Santos/SP
22 a 24/04 (segunda a quarta) – Agenda de Mídia em São Paulo/SP
25 a 27/04 (quinta a sábado) – Viagem de retorno até João Pessoa/PB